terça-feira, 2 de abril de 2013

Dia da mentira, coca-cola, ciúmes e poesia

O dia da mentira foi ontem, mas preferi falar sobre isso hoje pra não dar muita audiência a isso.
Esse dia é uma invenção patética pra dar lugar ao diabo e fazer as pessoas perderem tempo. E não digo isso porque sou cristã, é que a mentira não serve pra nada, a não ser comprometer a confiança e 'dar lugar ao diabo' mesmo, que é pai da mentira. Quanto a esse assunto, nada mais a declarar.
*******
Há uns 2 anos atrás, resolvi parar de consumir refrigerante. Até que não é uma tarefa difícil, é bem fácil por sinal (apesar de "cair na tentação" várias vezes depois), naquela época ouvia - e até hoje ouço - que não dá pra ficar sem beber coca-cola, que certos alimentos sem ela não tem o mesmo sabor, que é o melhor refrigentante e etc... Cada um tem sua opinião, mas, vou dar alguns motivos bem convincentes pra não consumir coca-cola.

Ao saborear uma Coca-cola, você só não vomita graças ao ácido fosfórico presente na mesma, pois ele quebra o efeito do açúcar do refrigerante... Ufa! E este açúcar vai para onde? Para o seu sangue, colega. Seu fígado acaba transformando-o em gordura.
Com uma dose alta, você só não fica “nas nuvens” porque os receptores de adenosina (situados no seu cérebro) são bloqueados. Você nem nota, mas sua pressão dá uma leve subida.

Seu corpo começa a produzir dopamina para estimular aquela sensação de prazer proveniente do uso de alguma droga, que os cientistas comparam à Heroína.
O ácido fosfórico, aprisiona o cálcio, o magnésio e zinco no seu intestino grosso, provocando um aumento no metabolismo. Isso também faz você eliminar cálcio (dos ossos) pela urina (o que, comprovadamente, ocasiona uma osteoporose).
A nutricionista e Doutora em ciências dos alimentos da UFRJ, Maria de Lourdes Giada vai ainda mais longe: "O ideal é não passar de uma lata de Coca-cola por semana, mas o melhor seria abolir esta bebida do seu cardápio". 


Ainda vai querer beber coca-cola? a opção é sua! ;)

******
Se tem um sentimento medíocre, desnecessário e ridículo, ele se chama ciúmes. Você pode até dizer: "ah, mas um pouquinho de ciúme não faz mal" qual é? veja bem... a tendência das coisas ruins é sempre começar com um pouquinho e terminar num problemão.
Enquanto escrevia essa parte do texto, minha irmã disse: "mas se não tiver um pouquinho de ciúme, significa que você não gosta da pessoa!". Provavelmente, essa é a opinião da metade da população e dos leitores que estão vendo esse texto agora, mas, analisemos a situação: geralmente, pessoas que sentem ciúmes (não importa a intensidade) têm  uma certa insegurança em relação ao companheiro (a), tentam desfazer amizades que considerem "ameaça" ao seu relacionamento, agem feito "cães de caça" tentando vigiar seus companheiros o tempo inteiro, e por aí vai.... "Ah, mas nem sempre o ciúme é assim", ninguém se torna algo (seja bom ou ruim) da noite pro dia, e com o ciúme não é diferente. "A tendência é [às vezes] piorar"...
É claro que esta é uma generalização. "Para toda regra, há exceção" inclusive nesse caso. Mas, se você pensa que é impossível não sentir ciúmes, cuidado: esse pode ser um sinal de que você é ciumento (a), e este sentimento põe em risco qualquer relação saudável.

******
Todas as cartas de amor...
Fernando Pessoa(Poesias de Álvaro de Campos)

Todas as cartas de amor são
Ridículas.
Não seriam cartas de amor se não fossem
Ridículas.

Também escrevi em meu tempo cartas de amor,
Como as outras,
Ridículas.

As cartas de amor, se há amor,
Têm de ser
Ridículas.

Mas, afinal,
Só as criaturas que nunca escreveram
Cartas de amor
É que são
Ridículas.

Quem me dera no tempo em que escrevia
Sem dar por isso
Cartas de amor
Ridículas.

A verdade é que hoje
As minhas memórias
Dessas cartas de amor
É que são
Ridículas.

(Todas as palavras esdrúxulas,
Como os sentimentos esdrúxulos,
São naturalmente
Ridículas.)

**Poesia não se entende,poesia se sente!!

Edmara Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário