sexta-feira, 26 de abril de 2013

Ninguém sabe lidar com a morte

Há a mais ou menos 1 mês atrás, no quintal aqui de casa apareceu um filho de gato miando desesperadamente no meio do mato. Eu e meus irmão fomos lá procurar, minha irmã viu onde tava, meu irmão pegou e eu comecei a cuidar do filhote.

Fiz leite, arrumei uma caixa com pano pra ele dormir, e tal. Depois percebemos que era uma fêmea e o nome que era polenguinho passou a ser polenguinha. rsrsrs

Sabe como é né, a gente se apega logo a uma coisinha tão fofa e engraçadinha, afinal, bicho é melhor que gente. E eu tava amando ter um bichinho em casa. Quando foi hoje, acordei cedo, esquentei o leite da minha gatinha, e fiquei esperando ela acordar (sempre acordava com uma fome enorme). Ontem eu tinha mudado ela de lugar, dos fundos para a frente da casa por causa da chuva, e coloquei uma caixa nova pra ela. Hoje cedo minha irmã disse que ela estava estranha, tinha caído da caixa. Fiquei logo assustada e fui ver, quando cheguei lá... "Meu Deus!!" gritei. A caixa estava virada e ela estirada no chão com o pescoço todo ensanguentado. Que cena horrível! Comecei a chorar e soluçar, a morte é brutal, insensível, cruel. Nem quis mais ver aquela cena, pedi a meu pai para tirar o corpinho dela de lá da porta e levar. Não me conformo com isso, choro copiosamente, me culpando por ter deixado ela numa caixa mais alta, ou do lado de fora da porta da sala. Minha mãe disse que foi algum bicho que matou ela, mas "eu particularmente não acredito".

Vou ter pesadelos com isso. Vou passar o mês inteiro sentindo falta dos miados dela e de como estava aprendendo a subir nas coisas, se embolando nos cabos do computador, mordendo minha sandália e correndo pela casa. Penso que seria melhor que alguém a tivesse levado embora do que ver aquela cena de terror logo de manhã cedo... 

Edmara Gonçalves

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Feliciano (retratação), Casamento Gay e o Amor de Deus

Caso ainda não tenhamos percebido, está havendo uma espécie de "complô" para desviar a atenção de todos para as coisas que realmente importam. Prova disso é a onda de protestos contra o Pastor e então presidente da comissão de Direitos Humanos, Marco Feliciano.
Há um tempo atrás, eu também protestei contra ele aqui no blog (http://eutodososdiiasaki.blogspot.com.br/2013/04/homofobia-feliciano-e-liberdade-de.html), baseada em poucas informações de pesquisas pouco aprofundadas... Mas, analisando os acontecimentos recentes, percebo que existem coisas mais importantes para preocuparmo-nos: o que dizer dos condenados do mensalão ocupando cargos políticos, o papa falando sobre reforma da igreja, a corrupção dando sopa por aí, tráfico de drogas, e tantas outras coisas; e a gente aqui, parado, dizendo que Feliciano não nos representa, sem parar pra deixar de lado o que ele diz e prestar atenção no que tem feito, crucificando-o por que é conta o casamento gay e a favor da família...

Estamos todos sendo manipulados! e o pior é que fica todo mundo pagando de politicamente correto pra sair bem na foto! porque ninguém criticou o papa quando disse que o casamento gay é uma armadilha do diabo pra destruir a família? "Ah, porque ele é o Papa!" exatamente! A mídia, a sociedade, todo mundo diz amém pra o que o Papa fala, e o pior é que o que ele disse é verdade! mas pra um simples pastor que disse a mesma coisa, todo mundo fica contra... É isso mesmo, todos manipulados pelas "grandes influências" do mundo! Que me desculpem as maiorias, mas, Feliciano me representa sim!

Sou cristã, defendo princípios aos quais fui criada, e sou contra a legalização do casamento gay (que aliás, só existe na mente deles mesmo.), e a forma com que querem IMPOR à sociedade algo a que não estamos acostumados. Como disse num outro post, as coisas se conseguem com respeito ao espaço alheio. E definitivamente, não é agredindo, impondo, gritando, e esbravejando q irão conseguir o que querem. Assim como se fala em discriminação contra homossexuais, falemos também da discriminação contra os negros, índios, evangélicos, judeus, e etc...  Não tenho nada contra as pessoas que adotam esse estilo de vida, respeito a todos, de igual forma, eles devem respeitar àqueles que são contra seus ideais.

Os evangélicos tem sido duramente criticados por suas opiniões contrárias as do resto do mundo. Por isso talvez, todos tem se deixado levar por uma falsa imagem de Deus. Eu gostaria de chamar atenção para algo muito importante: "Deus abomina o pecado, mas ama o pecador." isso quer dizer que todos nós que estamos no mundo (Negros, brancos, brasileiros, asiáticos, chineses, africanos, héteros, homossexuais, drogados, criminosos, etc...) somos amados imensamente por Deus. A prova disso, é o direito de escolha que nos assiste (livre - arbítrio), e é por isso que existe tamanha diversidade no mundo, mas, Ele (Deus) jamais poderá compactuar com nossos erros (já que o pecado provém de Satanás e é contra a Deus), e por isso nos concede todos os dias o Seu perdão, e a transformação de nossas vidas.

Aí você pode pensar: como assim? como é possível separar o pecado do pecador?
É bastante simples: nós não fomos feitos pecadores, nós nos tornamos pecadores, e Deus como nosso criador, nos restituiu a antiga posição de "não-pecadores" quando entregou Seu amado e único Filho Jesus Cristo para morrer por nós carregando os nossos pecados nos separando deles por meio da cruz, e ressurgindo ao 3° dia, ofereceu-nos perdão e transformação. Assim, como no princípio fomos criados separados do pecado, no fim quando Jesus retornar a este mundo, seremos transformados e retomaremos a posição de "não-pecadores" que muito antes, nos foi dada por Deus.


"E SERÁ PREGADO ESTE EVANGELHO DO REINO POR TODO O MUNDO, PARA TESTEMUNHO A TODAS AS NAÇÕES. ENTÃO, VIRÁ O FIM." Mateus 24:14

Mara Morenna

terça-feira, 2 de abril de 2013

Dia da mentira, coca-cola, ciúmes e poesia

O dia da mentira foi ontem, mas preferi falar sobre isso hoje pra não dar muita audiência a isso.
Esse dia é uma invenção patética pra dar lugar ao diabo e fazer as pessoas perderem tempo. E não digo isso porque sou cristã, é que a mentira não serve pra nada, a não ser comprometer a confiança e 'dar lugar ao diabo' mesmo, que é pai da mentira. Quanto a esse assunto, nada mais a declarar.
*******
Há uns 2 anos atrás, resolvi parar de consumir refrigerante. Até que não é uma tarefa difícil, é bem fácil por sinal (apesar de "cair na tentação" várias vezes depois), naquela época ouvia - e até hoje ouço - que não dá pra ficar sem beber coca-cola, que certos alimentos sem ela não tem o mesmo sabor, que é o melhor refrigentante e etc... Cada um tem sua opinião, mas, vou dar alguns motivos bem convincentes pra não consumir coca-cola.

Ao saborear uma Coca-cola, você só não vomita graças ao ácido fosfórico presente na mesma, pois ele quebra o efeito do açúcar do refrigerante... Ufa! E este açúcar vai para onde? Para o seu sangue, colega. Seu fígado acaba transformando-o em gordura.
Com uma dose alta, você só não fica “nas nuvens” porque os receptores de adenosina (situados no seu cérebro) são bloqueados. Você nem nota, mas sua pressão dá uma leve subida.

Seu corpo começa a produzir dopamina para estimular aquela sensação de prazer proveniente do uso de alguma droga, que os cientistas comparam à Heroína.
O ácido fosfórico, aprisiona o cálcio, o magnésio e zinco no seu intestino grosso, provocando um aumento no metabolismo. Isso também faz você eliminar cálcio (dos ossos) pela urina (o que, comprovadamente, ocasiona uma osteoporose).
A nutricionista e Doutora em ciências dos alimentos da UFRJ, Maria de Lourdes Giada vai ainda mais longe: "O ideal é não passar de uma lata de Coca-cola por semana, mas o melhor seria abolir esta bebida do seu cardápio". 


Ainda vai querer beber coca-cola? a opção é sua! ;)

******
Se tem um sentimento medíocre, desnecessário e ridículo, ele se chama ciúmes. Você pode até dizer: "ah, mas um pouquinho de ciúme não faz mal" qual é? veja bem... a tendência das coisas ruins é sempre começar com um pouquinho e terminar num problemão.
Enquanto escrevia essa parte do texto, minha irmã disse: "mas se não tiver um pouquinho de ciúme, significa que você não gosta da pessoa!". Provavelmente, essa é a opinião da metade da população e dos leitores que estão vendo esse texto agora, mas, analisemos a situação: geralmente, pessoas que sentem ciúmes (não importa a intensidade) têm  uma certa insegurança em relação ao companheiro (a), tentam desfazer amizades que considerem "ameaça" ao seu relacionamento, agem feito "cães de caça" tentando vigiar seus companheiros o tempo inteiro, e por aí vai.... "Ah, mas nem sempre o ciúme é assim", ninguém se torna algo (seja bom ou ruim) da noite pro dia, e com o ciúme não é diferente. "A tendência é [às vezes] piorar"...
É claro que esta é uma generalização. "Para toda regra, há exceção" inclusive nesse caso. Mas, se você pensa que é impossível não sentir ciúmes, cuidado: esse pode ser um sinal de que você é ciumento (a), e este sentimento põe em risco qualquer relação saudável.

******
Todas as cartas de amor...
Fernando Pessoa(Poesias de Álvaro de Campos)

Todas as cartas de amor são
Ridículas.
Não seriam cartas de amor se não fossem
Ridículas.

Também escrevi em meu tempo cartas de amor,
Como as outras,
Ridículas.

As cartas de amor, se há amor,
Têm de ser
Ridículas.

Mas, afinal,
Só as criaturas que nunca escreveram
Cartas de amor
É que são
Ridículas.

Quem me dera no tempo em que escrevia
Sem dar por isso
Cartas de amor
Ridículas.

A verdade é que hoje
As minhas memórias
Dessas cartas de amor
É que são
Ridículas.

(Todas as palavras esdrúxulas,
Como os sentimentos esdrúxulos,
São naturalmente
Ridículas.)

**Poesia não se entende,poesia se sente!!

Edmara Gonçalves

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Deus, Religião, Estado laico e Notas de Reais

RELIGIÃO:

"Religião (do latim religare, de significado especulativo) é um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seu próprios valores morais.[2] Muitas religiões têm narrativas,símbolostradições e histórias sagradas que se destinam a dar sentido à vida ou explicar a sua origem e do universo. As religiões tendem a derivar a moralidade, a ética, as leis religiosas ou um estilo de vida preferido de suas ideias sobre o cosmos e a natureza humana.
A palavra religião é muitas vezes usada como sinônimo de  ou sistema de crença, mas a religião difere da crença privada na medida em que tem um aspecto público. A maioria das religiões têm comportamentos organizados, incluindo hierarquias clericais, uma definição do que constitui a adesão ou filiação, congregações de leigos, reuniões regulares ou serviços para fins de veneração ou adoração de uma divindade ou para aoração, lugares (naturais ou arquitetônicos) e/ou escrituras sagradas para seus praticantes. A prática de uma religião pode também incluirsermões, comemoração das atividades de um deus ou deusessacrifíciosfestivaisfestastranseiniciaçõesserviços funeráriosserviços matrimoniaismeditaçãomúsicaartedança, ou outros aspectos religiosos da cultura humana. Existem termos que são ditos/escritos frequentemente no discurso religioso grego, romano, judeu e cristão. Entre eles estão: sacro e seus derivados (sacrar, sagrar, sacralizar, sacramentar, execrar), profano (profanar) e deus(es). O conceito desses termos varia bastante conforme a época e a religião de quem os emprega. Contudo, é possível ressaltar um mínimo comum à grande parte dos conceitos atribuídos aos termos.
Os religiosos gregos e romanos criam na existência de vários deuses; os judeus, maometanos e cristãos acreditam que há apenas uma divindade, um ser impossível de ser sentido pelos sensores humanos e que é capaz de provocar acontecimentos improváveis/impossíveis que podem favorecer ou prejudicar os homens."
Fonte: Wikipédia
Agora me responda: Aonde é que Deus entra nisso aí? Bom, você pode me responder dizendo que "não há como seguir a Deus sem ter uma religião" certo? ERRADO! e as pessoas que crêem em Deus e O seguem e não tem religião (agnósticos), mas buscam a ele através da bíblia? A religião serve pra demonstrar a fé quem nem vem de nós, "é dom de Deus" (efésios 2:8); Para nortear (em alguns casos desnortear) a mesma fé; para as pessoas aprenderem a viver em comunidade, e não para simplesmente pregar Deus. Deus é muito mais do que religião, teoria, ou qualquer outra coisa que a nossa mente pateticamente finita possa idealizar.
"Deus Seja Louvado" - a nova polêmica nacional. 
"A Procuradoria da República no Estado de São Paulo pediu à Justiça Federal que determine a retirada da expressão “Deus seja louvado” das cédulas de reais. O Estado brasileiro é laico e, portanto, deve estar completamente desvinculado de qualquer manifestação religiosa”, cita a procuradoria, como um dos principais argumentos da ação. Uma das teses da ação é que a frase “Deus seja louvado” privilegia uma religião em detrimento das outras. Como argumento, o texto cita princípios como o da igualdade e o da não exclusão das minorias.
A procuradoria disse que recebeu, em 2011, uma representação questionando a frase nas notas. No inquérito, a Casa da Moeda informou ao órgão que cabe ao Banco Central a emissão e a “definição das características técnicas e artísticas das cédulas”.

A inclusão da expressão nas cédulas aconteceu em 1986, por determinação do então presidente José Sarney, de acordo com informações do Ministério da Fazenda passadas à procuradoria. Em 1994, com o Plano Real, a frase foi mantida pelo ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, supostamente por ser “tradição da cédula brasileira”, apesar de ter sido inserida há poucos anos, diz. O procurador Dias lembra, em nota, que não existe lei autorizando a inclusão da expressão religiosa nas cédulas brasileiras."
Fonte: G1.com

Ok, a procuradoria alegou que o estado é laico e blá blá blá blá. Me permitam abrir e fechar aspas aqui, antes de continuar: "estado laico é um conceito do secularismo onde o Estado é oficialmente neutro em relação às questões religiosas, não apoiando nem se opondo a nenhuma religião. Um estado secular trata todos seus cidadãos igualmente, independente de sua escolha religiosa, e não deve dar preferência a indivíduos de certa religião. Estado teocrático ou teocracia é o contrário de um estado secular, ou seja, é um estado onde há uma única religião oficial (como é o caso do Vaticano e do Irã).
O Estado secular deve garantir e proteger a liberdade religiosa e filosófica de cada cidadão, evitando que alguma religião exerça controle ou interfira em questões políticas. Difere-se do estado ateu - como era a extinta URSS - porque no último o estado se opõe a qualquer prática de natureza religiosa. Entretanto, apesar de não ser um Estado ateu, o Estado Laico deve respeitar também o direito à descrença religiosa.
Nem todos os Estados legalmente seculares são completamente seculares na prática, No Brasil, por exemplo, alguns feriados católicos - o mais notável sendo o de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do país - são oficiais para os funcionários públicos." FONTE: Wikipédia

A questão agora é: O Brasil deixa de ser um estado laico por causa de uma frase? deixa?, deixa? deixa? Claro que NÃO!

Homofobia, Feliciano e Liberdade de expressão

HOMOFOBIA:  (homo, pseudoprefixo de homossexual[1]fobia do grego φόβος "medo", "aversão irreprimível".
A homofobia é observada como um comportamento crítico e hostil, assim como a discriminação[3][4] e a violência com base em uma percepção de orientação não heterossexual.

Visando a semântica da palavra e sua explicação, que fique claro que a homofobia é manifestada através de violência,seja ela física, ou moral. Portanto, se uma pessoa respeita os homossexuais mas não concorda, isso não faz dela um homofóbico(a). O fato de alguém fazer uma determinada escolha não significa que todos que estão ao seu redor sejam obrigados a concordar e estabelecer que ela está certa e ponto.
Tudo na vida é uma questão de opinião, e todos temos obrigação de respeitar as escolhas de quem quer que seja independente de concordar ou não. Se alguém não concorda com você, respeite, da mesma maneira que você quer ser respeitado. É assim que se ganha espaço e respeito diante das pessoas: tratando os outros como gostaria de ser tratado.


********* 

A tendência do mundo é sempre piorar. Prova disso é a eleição de Marco Feliciano para a presidência da comissão de direitos humanos. Como o próprio nome já diz, a 'comissão de direitos humanos' é pra pensar no bem estar das pessoas independente das suas diferenças de cor, religião, etc...
Aí me colocam na presidência um indivíduo que se diz pastor (e ainda por cima inspirado pelo Espírito Santo!), está respondendo no STF por estelionato, homofobia, por ter sido acusado de receber 13 mil reais para realizar um culto em RS e não ter comparecido ao evento, além das acusações de racismo e misoginia; Expulsou manifestantes de uma sessão da comissão de direitos humanos e disse que se sentir realizado: 

"Me sinto realizado. Democracia é isso. Talvez seja preciso tomar medidas, não austeras, mas necessárias", afirmou o deputado do PSC durante a audiência. Ele se recusou a dar entrevistas após a reunião.
O deputado afirmou que as vítimas de contaminação que estiveram presentes na audiência teriam conseguido condições melhores se tivessem os manifestantes a seu lado. "Se vocês tivessem um grupo por trás gritando, seriam atendidos, se tivessem condições de impedir uma comissão de trabalhar, talvez tivessem sido atendidos", afirmou."
Ah, façam-me o favor né?
E esse é só o começo.Muito obrigada,mas não, Feliciano não me representa!

*********

E o mundo vai seguindo assim: Se você é cristão, é taxado de alienado. Se você é rockeiro, automaticamente é associado às drogas. Se um homem é romântico, o chamam de gay (nada contra). Se você é gay, te olham com indiferença. Se você é contra as novidades da sociedade, é o antiquado, ultrapassado, dora de moda.

Sinceramente, todos esqueceram a existência de algo chamado "Liberdade de expressão"?

Parece que a sociedade está retornando à época da idade média, onde a igreja ditava as regras, era intolerante com aqueles que se opunham às suas ditaduras, e o resto a gente já sabe: "santa" inquisição, resultando na morte de milhares de pessoas.

Pelo que me recordo, vivemos num país livre, onde "todos podem ir e vir" (pelo menos em tese), e a liberdade de expressão seja ela qual for deve ser respeitada, desde que, claro, não desrespeite a ninguém. Então, porque as críticas, a intolerância e o preconceito? bem, isso já é outra história, e cenas do próximo capítulo...

Edmara Gonçalves