terça-feira, 18 de junho de 2013

Não é só por 20 centavos

Penso que a copa pode ter sido a melhor coisa que já nos aconteceu. Só assim pro povo brasileiro do século XXI olhar a sua volta e perceber o quanto estão sendo feitos de palhaços pelos donos do sistema (e aqui incluem-se os donos da rede globo, os corruptos, a corja do PT e seus mensaleiros, os empresários e todos aqueles que se vendem para manter o sistema funcionando).
Enquanto o povo assiste a novela, ao futebol, vai à festas nos fins de semana, dá ibope a Neymar, e etc, do outro lado, onde não há ninguém olhando, acontecem as piores barbaridades que se podem imaginar - e as que não se podem também - por trás das portas do congresso nacional, ministérios públicos, prefeituras e afins...
E querem aumentar o preço da passagem dos transportes coletivos em 20 centavos, criar leis para consolidar a impunidade dos criminosos de 'colarinho branco' (PEC37), trazer o mundo pra cá... E pra desviar nossa atenção, constroem estádios de futebol magníficos, mandam Neymar pra barcelona, criam novelas com assuntos cada vez mais fúteis, e o povo achando tudo lindo.

Aí vem à tona um monte de coisa errada na cara de todo mundo. Querem trazem a copa do mundo pra cá, mas o que o Brasil tem de bom e diferente pra mostrar? As praias do RJ, o Cristo Redentor? Os cartões postais da Bahia? Creio  que nada disso seja atrativo suficiente pra quem vem de lá, afinal investiram em estádios de primeiro mundo, mas esqueceram de construir um país de primeiro mundo em volta deles. Estrutura de aeroportos recém - construídos caindo antes da inauguração, Professores mal remunerados, fraudes em concursos públicos, transportes coletivos que são uma vergonha, e por aí vai... E todo mundo finalmente "acorda pra vida e põe os pés no chão". A copa não é importante. Pra fazer bonito lá fora, tem que fazer bonito aqui dentro primeiro. Bonito é gente educada, saudável, feliz e bem de vida. Vamos combinar né, aqui no Brasil tudo isso junto tá meio difícil de achar...

Então vamos protestar! vamos mostrar que aqui não tem palhaço, que merecemos educação, saúde, justiça, transporte público de qualidade, vamos atender ao chamado: "Vem pra rua, por que a rua é a maior arquibancada do Brasil!" E aí vai todo mundo pra rua protestar: passe livre, não à PEC37, abaixo a corrupção, e tantas outras coisas que tem nos deixado insatisfeitos, pelo menos àqueles que não estão alienados.
E dizem que é por causa de 20 centavos! "que pobreza", "bando de vândalos baderneiros", "gente que não tem o que fazer"... Sabe quanto vale 20 centavos aqui? 20 centavos vale a educação que seu filho não tem, o salário mínimo que a maioria dos brasileiros sua o mês inteiro pra ter, é com esses 20 centavos que mantemos os verdadeiros criminosos desse país vivendo no luxo, são esses 20 centavos que pagam as viagens caríssimas da presidente Dilma, que mantém a rede globo com seu jornalismo barato e programações de última categoria, e que ainda sustenta mensaleiros condenados no poder.

"Precisa-se de 20 centavos". É a placa que o governo estende no momento. Pra que? pra pagar as construções de estádios, os poderosos da FIFA, a estadia das seleções, e toda a conta da copa do mundo. Pelo povo, essa conta já está paga, por que haja imposto! ninguém mais quer ser feito de palhaço. Salvador, São Paulo, Fortaleza, RJ, Brasília e as outras capitais que o digam!!
Foi assim que vimos "O Brasil ficar gigante" ontem. E quem estava lá no protesto, quem trabalha de semana a semana por salário mínimo, quem utiliza transporte e educação pública e até quem já passou pela ditadura sabem que não é só por 20 centavos.


Edmara Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário